IdeiaMove

 

O concurso “IdeaMove: Da Ideia ao Negócio” tem como objectivo principal identificar e desenvolver ideias inovadoras de criação de novos ou significativamente melhorados produtos ou serviços nas áreas temáticas versadas pelo Programa, com elevado potencial de incorporação tecnológica e com elevado potencial go-to-market.
 
O concurso encontra-se aberto a equipas formadas por dois a três Promotores, sendo que será factor de mérito – numa lógica de valorização da multidisciplinaridade nos projectos empresariais – a constituição de equipas que integrem participantes da área de Engenharia e de Gestão, ou de Engenharia e de Design, no caso de serem dois Promotores, ou de Engenharia, de Gestão, e de Design, no caso de serem três Promotores.
 
Os participantes deverão concorrer com uma ou mais ideias de produtos ou serviços, submetidas, com garantia de confidencialidade, na plataforma do Programa, através da resposta às questões colocadas on-line.
 
As 18 melhores ideias de produto ou serviço serão seleccionadas por um Painel de Avaliadores para serem devidamente trabalhadas pelos seus Promotores ao nível das oportunidades em termos de integração de tecnologia e em termos de potencial de exploração comercial. Estes promotores terão a possibilidade de ingressar num Campo de Treino com o objectivo de adquirirem novas competências e compartilharem experiencias com outros jovens empreendedores.
 
 
REGULAMENTO
 
Objecto e Âmbito
 
1 – O Presente Regulamento estabelece um conjunto de normas para a realização do Concurso de Ideias – IdeaMove, no âmbito do programa Tec-Empreende. O Tec-Empreende é um Programa de Empreendedorismo Tecnológico que tem como objectivo principal fomentar e apoiar a actividade empreendedora de base tecnológica, nomeadamente, através da criação de novas empresas de base tecnológica e com potencial de internacionalização em duas áreas: Software e Multimédia e Têxtil e Vestuário.
O Tec-Empreende é apoiado pelo “Sistema de Apoio a Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – Empreendedorismo Tecnológico”, do Programa Operacional Regional do Norte, ON.2 – O Novo Norte, Eixo Prioritário I – Competitividade, Inovação e Conhecimento, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
2 – O IdeaMove pretende atrair, identificar e avaliar ideias inovadoras de negócio, com vista à identificação de produtos ou serviços inovadores e apoiar os respectivos empreendedores na transição da ideia ao negócio.
 
Entidades Promotoras
 
O Presente Concurso é promovido pela parceria formada entre a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e o INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto com o envolvimento de diversos parceiros estratégicos
 
Destinatários
Os candidatos deverão ser equipas de dois a três indivíduos, com idade igual ou superior a 18 anos. Não serão, por conseguinte, aceites candidaturas individuais.
 
Área Temática
 
As ideias apresentadas deverão ser de base tecnológica e enquadrar-se em pelo menos uma das seguintes áreas temáticas:
- Software e Multimédia;
- Têxtil e Vestuário (preferencialmente, Têxteis Técnicos).
 
Área geográfica
 
Os candidatos deverão pretender iniciar e/ou desenvolver actividade empresarial na Região Norte de Portugal.
 
Requisitos
 
As ideias submetidas ao Programa deverão cumprir, genérica e cumulativamente, os seguintes requisitos:
- Proporcionar o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica, orientados para reais necessidades de mercado nas áreas temáticas de intervenção;
- Incorporar uma inovação tecnológica claramente definida ou uma tecnologia que, embora já existindo, possa ter um campo de aplicação diferente do actual;
- Revelar um elevado potencial de exploração comercial e de internacionalização;
- Ter um impacto positivo para a Região do Norte.
 
Apresentação da Candidatura
 
A apresentação da candidatura deverá ser realizada no site da ANJE. A submissão electrónica das ideias é realizada através da resposta obrigatória a todas as questões.
A candidatura apenas se encontrará completa com a anexação dos currículos dos Promotores e o envio de uma declaração com a aceitação dos princípios do programa
 
Prazos
 
O período de submissão das ideias decorrerá entre 15 de Junho e 31 de Julho
 
Avaliação das candidaturas
 
A avaliação das candidaturas será realizada em três vectores:
- Grau de inovação da ideia
- Potencial da ideia
- Capacidade dos promotores
 
A avaliação das candidaturas será realizada por um Painel de avaliadores formado por elementos criteriosamente seleccionados com experiência relevante na área. Desta forma é assegurada a qualidade no processo de selecção das ideias propostas.
No final deste processo o Painel de avaliadores seleccionará as 18 equipas de promotores que passam à fase seguinte do programa.
 
Fases do Programa
 
O concurso de ideias é a primeira fase do Programa Tec-Empreende que assegura o apoio ao desenvolvimento das ideias
 
Fase 1 – Concurso de Ideias:
- Apresentação das ideias;
- Selecção das 18 Equipas de Promotores que passam para o Campo de Treino de Empreendedores;
- Campo de treino de empreendedores: Desenvolvimento, apresentação e defesa dos Projectos de negócio;
- Selecção das 12 Equipas de Promotores que passam para a fase de pré-incubação pela avaliação dos Projectos de Negócios.
 
Fase 2 – Pré-incubação:
- Desenvolvimento do Plano de Negócio durante um semestre com acompanhamento técnico;
- Apresentação e Defesa dos Planos de Negócios junto do Painel de Avaliadores;
- Selecção das 6 Equipas de Promotores que passam à terceira fase do Programa.
 
Fase 3 – Incubação:
- Constituição e arranque da empresa/projecto com acompanhamento técnico.
 
Apoios a conceder
 
Os candidatos admitidos ao Programa beneficiarão, durante a sua permanência no Programa, do acesso privilegiado, e em tempo útil, a recursos materiais e humanos, bem como a serviços de formação, consultoria tecnológica e de negócio, aconselhamento e informação adequados a cada uma das fases do processo de formação de empresas.
Os candidatados terão acesso gratuito ao conjunto de actividades previstas no Programa.
 
Divulgação dos resultados e acompanhamento
O presente programa será divulgado nos meios de comunicação social da região, nos sites da ANJE e INESC Porto, bem como por todos os parceiros estratégicos.
A divulgação dos resultados será comunicada por e-mail para os promotores
 
Disposições finais
 
Será garantida a confidencialidade sobre as ideias apresentadas e a sua não utilização para outros fins que não sejam os do programa Tec-Empreende.
Os casos não previstos no presente Regulamento serão postos à consideração da Equipa de Gestão criada para implementar e gerir o Programa.
A Equipa de Gestão poderá, por razões ponderosas, alterar o presente regulamento