Conferência

Trata-se de uma conferência de significativa dimensão que pretende reunir diversos stakeholders em torno da temática do Empreendedorismo Tecnológico, procurando estimular a reflexão e a disseminação de boas práticas nacionais e internacionais nesse domínio, e, ao mesmo tempo, divulgar os resultados obtidos com o projeto "Tec-Empreende", sendo que, a este nível, privilegiar-se-ão os testemunhos das empresas que passaram para a fase de incubação do Programa.

A Conferência, é também um espaço privilegiado para captação de oportunidades de colaboração entre empresas, peritos tecnológicos, investidores, potenciais clientes, e agentes políticos responsáveis pela elaboração de programas de apoio ao empreendedorismo.

 

 

 
Participação especial de Howard E. Aldrich
 Global Award for Entrepreneurship Research · University of North Carolina, USA
 
Local:Casa da Música - Porto - Sala Suggia
Programa:

08:30
RECEPÇÃO DE PARTICIPANTES

09:00
ABERTURA DA CONFERÊNCIA EMPREENDEDORISMO
TECNOLÓGICO
· Presidente da Comissão Executiva da ANJE – Manuel Lopes Teixeira
· Presidente da Direcção do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC – José Manuel Mendonça

09:30 - 11:20
PAINEL I – MUNDO GLOBAL DE OPORTUNIDADES - PARTE I
· Os novos talentos;
· Os novos consumidores.

Keynote speaker (40 min):
· Howard Aldrich (US) - Professor & Department Chair, Sociology, and Professor of Management in the Kenan-Flagler Business School, the
University of North Carolina, USA

Moderador: Manuel Forjaz – Entrepreneur (PT)
Oradores:
· Pedro Caramez (PT) Social Media, Entrepreneur
· Farmactiva – Humberto Ayres Pereira (PT|US) Entrepreneur
· Portal do Sucesso – Vasco Marques (PT) E-business
· Farfetch.com – Nuno Miller (PT|UK) E-Commerce


11:20 - 11:40
COFFEE BREAK

11:40 - 13:00
PAINEL II – MUNDO GLOBAL DE OPORTUNIDADES - PARTE II
· Os novos Líderes;
· Da Ideia à acção;
· Os novos cenários.

 

Moderador: Tânia Oliveira – Creative Thinkers (PT)
Oradores:
· Appgeneration – Eduardo Carqueja (PT) Entrepreneur
· Microsoft – Miguel Vicente (PT) Shifting To Cloud; App Based Economy
· Espírito Santo Ventures – Joaquim Sérvulo Rodrigues (PT) Venture Capital
· MEZZOLAB – Nuno Freitas (PT) Entrepreneur
· Game Whizzes – Alexandre Ribeiro (PT) Entrepreneur

 

13:00 - 14:30
ALMOÇO LIVRE

 

14:30 - 16:00
PAINEL III – MERCADOS EMERGENTES 

Moderador: José Vital Morgado – Administrador da AICEP
Oradores:
· SAPCO Group-Sabah Al-Shammery (PT|AE|IQ|EU|JO|QA|KW) Entrepreneur
· Câmara de Comércio e Indústria Luso - Colombiana – António Lima
· Câmara de Comércio e Indústria Indonésia-Portugal – Rui Souto
· Camara do Comercio e Industria Portugal Iraque – Hussain Al Sewaidi  
· International Coaching University (UK|FR|ES|PT|IT|SUI|ANG|COL|CHI|RD|MAR)- Sérgio Almeida


16:00 - 16:15
SEIS CASOS DO PROGRAMA TEC-EMPREENDE
Filme dos projectos seleccionados pelo consórcio ANJE/INESC Porto

 

16:15 - 16:40
COFFEE BREAK

16:40 - 18:15
PAINEL IV – ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS

 

Keynote speaker (20 min):
· João Barros (PT) – Professor of Electrical and Computer Engineering at the University of Porto, Professor at the Porto Business School, and co-founder of two recent startups.  


Moderador: António Paraíso – António Paraíso©(PT)
Oradores:

· Colquimica - João Rafael Koehler(PT|EU|US) Entrepreneur
· Critical Manufacturing – Francisco Almada Lobo (PT|US|CN|DE) Entrepreneur
· Almeida Consulting – António Seiça e Nuno Almeida (PT|UK|NL) Entrepreneur
· Active Space – Bruno Carvalho (PT|NL|DE|UK) Entrepreneur

18:15 - 18:30
ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA

Presidente da Direcção da ANJE – Francisco Maria Balsemão

 

18:30 - 19:10
ENTREGA DO 13º PRÉMIO JOVEM EMPREENDEDOR|ANJE
Finalistas:

· Rutz-(PT) Entrepreneur

· Bewarket-(PT) Entrepreneur

· Bn'ML-(PT) Entrepreneur

· Powa-(PT) Entrepreneur

· Hole19 – Smarter Golf-(PT) Entrepreneur

· Rvlp Technologies-(PT) Entrepreneur

 

19:10 - 20:00

NETWORKING (CASA DA MÚSICA)

-Cocktail-

Participação Gratuita, sujeita a pré- inscrição e check-in no local.
 
PAINEL I – MUNDO GLOBAL DE OPORTUNIDADES - PARTE I
 
Manuel Forjaz
 
Manuel Forjaz, 49, Economist, Post-Graduate in African Studies, Executive Education in Leadership (Harvard Kennedy School of Government) and Social Entrepreneurship (INSEAD).
Entrepreneur and businessman from 1997-2012. Founder of remote fostering project "Pais Protectores" (2000), and Social Entrepreneurship Institute (2008). Host of TEDxPorto. Teacher at Masters Programs in Nova SBE
Founder of Entrepreneurs Club homo faber (2007). Writer, researcher (entrepreneurship, social economy and african studies in ISCTE and Lusófona), facebooker.
 
Pedro Caramez
 
Pedro Caramez I am a teacher, trainer and consultant in sports oriented projects. In a simple way, i try to help people to acquire better knowledge on management and marketing of organizations; I help people to work better for their organizations. I help the organizations to put in practice the best principles of management.I develop a unique combination of executive, entrepreneurial, business development, academic, and professional training experience in areas of personal development, social media marketing and management consultancy in most cases related in the sport environment.
 
Humberto Pereira
 
Humberto Ayres Pereira é um empreendedor Português. É o CEO da Farmactiva.net, uma start-up que fornece serviços de saúde e beleza online através de informação transparente, personalizada e da comunicação em tempo real com potenciais clientes. 
Fez um MBA na Harvard Business School e é Engenheiro Eletrotécnico pela FEUP. Antes da Farmactiva.net, trabalhou em estratégia na McKinsey & Company e fez investigação no California Institute of Technology. 
 
Vasco Marques
 
Ao longo de mais de 10 anos tem-se dedicado ao desenvolvimento e gestão de e-Business (negócios on-line), sendo a sua principal atividade profissional, com presença activa em conferências e formações sobre redes sociais e desenvolvimento web, em associações e centros empresariais, universidades, empresas e outras organizações.
MBA (Master of Business Administration) com especialização em Sistemas de Informação e e-Business. Licenciado e Mestrando em Gestão e Negócios. É também docente no Ensino Superior, em disciplinas de Licenciatura e Pós-graduações em áreas relacionadas com Redes de Informação, e-Business, Ferramentas Digitais e Marketing Digital, escrevendo sobre estes temas em vários sites e publicações de referência.
Possui vasta experiência profissional e formativa em Tecnologias de Informação e Comunicação, Desenvolvimento Web, Redes Sociais, Computação Gráfica e Multimédia.
É Microsoft Certified Trainer (MCT), Microsoft Certified Professional (MCP) e Microsoft Office Master Instructor (MMI) – certificações que o tornam reconhecido pela Microsoft com o grau máximo como Formador e Especialista em MS Office e outras ferramentas de Produtividade Empresarial.
Membro do Programa Google Engage, destinado a agências e webmasters. Sendo também neste âmbito Google Certified Professional, um profissional certificado pelo Google para promover negócios on-line através de anúncios neste site de pesquisa (Google AdWords).
 
Nuno Miller
 
Nuno Miller has an Engineering Degree in Computers and Systems and an Executive MBA in Management.
He started his career 18 years ago and, for several years he worked as a consultant, at Deloitte, where he also managed a business area and where he joined mixed team projects with other business areas and units.
He worked for one of the worldwide apparel trader leaders and for Parfois, a fashion accessories retailer with over 200 stores in 30 countries, as IT/IS Director and as a member of the Board of Directors. During the 4 years he worked at Parfois, the company revenues grew 150%, the number of stores doubled and most of the IT platforms, core applications and systems were replaced.
He joined Farfetch.com in 2011, as the Chief Information Officer. He leads Software Development, User Interface, Business Intelligence, Systems Administration and IT Support teams. Growing over 100% per year and being globally recognized as one the best Top Fashion eCommerce sites,Farfetch.com has internal teams and over 150 business partners in Europe, United States of America and Brazil. Nuno has been implementing Agile Methodologies in his teams, focusing on fast-delivery to business needs and opportunities whilst building the basis for a platform that performs and enables business growth.
 
PAINEL II – MUNDO GLOBAL DE OPORTUNIDADES - PARTE II
 
Eduardo Carqueja
 
Eduardo is a well-renowned Portuguese entrepreneur with an extensive background in creating new and successful companies in untapped markets.
Apart from being a university marketing teacher for 10 years, Eduardo has been dedicated to mobility for the past 11 years.
He has wide experience in managing mobile platforms like IOs, Android, WinCE, Bada, Windows mobile, Windows Phone 7, WebOS.
AppGeneration came along as a spinoff, which has been dedicated to exploring opportunities of development, thus, gaining some of the most important institutional clients. AppGeneration releases its own Apps in the world market, highlighting NPolls as the main product. NPolls, an app created for marketing research via smartphones, has received a world community of 58.000 users in only one month
He’s an expert on the IT and Technologies Sector and has a deep knowledge on International Trading. Nuno speaks 4 languages and has experience working and doing business in Asia, Europe, North America, Latin-America and Africa. He keeps watchful on Information Technology and Management Trends all over the world, mostly focused on People, Strategy and Marketing.
 
Miguel Vicente
 
Miguel Vicente made in Alcobaça (such a beautiful city – go visit it) and with an Informatics Engineering background (from Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Miguel is in Microsoft Portugal for more than 4 years developing the resources that the company puts in the hands of the ones that make technology their passion and their life, being a Microsoft Student Partners program manager, after that responsible for the development of the Microsoft Partner Network skills and competencies and, more recently, responsible for the management, communication and support for Technical Audiences such as Developers and IT Pros across the whole country. Absolutely passionate (well, maybe a little bit obsessed) with everything he does.
 
Joaquim Sérvulo Rodrigues
 
Joaquim Sérvulo Rodrigues has a BSc and an MSc in Electrotechnical Engineering from IST (Portugal), and an MBA from INSEAD (France). From 1983 to 1995 he was Assistant Professor at IST and Research Project Leader of INESC. From 1997 to 2000 he was the General Manager of the Direct Channels Department of BES. From 2004 to 2006, he was CEO of Crediflash SA, the card business unit of the BES Group, and General Manager of the BES Consumer Credits Department. He is the CEO of Espírito Santo Ventures since its inception, in 2000.
 
Nuno Freitas
 
Nuno Freitas, Pai, Marido, Innovation Junkie, Orador, Empreendedor e Gestor, é um dos fundadores da MezzoLab e Chief Gelato Officer da Spirito Cupcakes & Coffee.
Formado em Gestão pela Universidade do Minho, com um MBA Executivo em Marketing na EGP-UPBS e Mestrado na Universidade do Porto em Marketing Experiencial.
Viveu entre 2001 e 2002 nos EUA, onde trabalhou na área de Marketing, ajudou a criar uma Startup de E-Commerce e fez formação em Marketing, Vendas e Comportamento de Consumidor na San Diego State University. Volta a Portugal para trabalhar durante 4 anos na Latino – Prowork, uma empresa familiar da área têxtil. Em 2006 assume a Direcção Comercial do Grupo Golden Assets/Golden Broker, posição que deixa 3 anos depois para assumir a função de Administrador e Chief Marketing Officer noutra empresa do grupo Golden, a GNI Events, empresa produtora da Race of Champions no Estádio do Dragão. No inicio de 2009 entra na SketchPixel como investidor e em Março de 2011 lança o projecto Spirito Cupcakes & Coffee.
Em Outubro de 2012 deixa a SketchPixel, criando a MezzoLab no mesmo mês, com a equipa com quem já trabalhava há 3 anos."
 
Alexandre Ribeiro
 
Alexandre Ribeiro licenciou-se no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2001. Depois de um percurso profissional variado, passando pela consultoria, o desenvolvimento de software e a arquitectura de sistemas de telecomunicações, Alexandre Ribeiro decidiu dedicar-se ao desenvolvimento e comercialização de jogos e para tal criou a empresa Game Whizzes.
 
PAINEL III – MERCADOS EMERGENTES
 
José Vital Morgado
 
José Vital Morgado é licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo ingressado no ICEP em 1987, onde foi director, em Portugal, e delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo vogal executivo da administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. Tem actualmente a seu cargo os pelouros Promoção e Gestão de Eventos, dos Recursos Humanos, Património, Logística e Compras, Contac Center e Sites, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação.
 
Sabah Al-Shammery
 
Sabah Al-Shammery é um investidor iraquiano que neste momento têm interesses em várias áreas de negócio no Iraque, desde a exploração de petróleo e gás à construção, lidera o processo de implementação da exploração das denominadas energias renováveis, e sendo forte na área da logística e distribuição. Através de uma empresa sediada nos Emirados Arabes, Este grupo de empresas é uma referência em trading. Tem várias serviços relacionados, nomeadamente logística e transportes (com meios marítimos, aéreos e terrestres).
 
Antonio Lima
 
Antonio Lima é Mestre em Economia e Gestão da Inovação, pela Faculdade de Economia do Porto, Licenciado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, Bacharel em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, Pós-graduado - PDE (Programa de Direcção de Empresas), pelo Instituto de Estúdios Superiores de la Empresa da Universidade de Navarra / AESE – Escola de Direção de Negócios. 
Foi ideólogo fundador e administrador da empresa Vortal - Comércio Eletrónico Consultadoria e Multimédia, SA, de Fevereiro de 2001 a Julho de 2010, onde acumulou funções de direção, criação e gestão do mercado eletrónico para a construção; o Econstroi, criação e direção do departamento de Investigação e Desenvolvimento, Administrador da Academia Vortal.
A Vortal tem como acionistas o BES a Caixa Geral de Depósitos a PT, entre outros. Foi um projeto de negócio totalmente inovador e claramente diferenciado na Europa, é uma empresa que disponibiliza soluções de plataforma eletrónica para a realização de todos os processos de contratação públicos e privados, por via eletrónica. Presente em Portugal, Espanha e UK a Vortal conta com mais de 40.000 empresas registadas a operar nas suas plataformas eletrónicas, dirigidas a diferentes sectores de atividade.
De Setembro de 1990 a Fevereiro de 2001, esteve ao serviço da empresa Alberto Martins de Mesquita e Filhos, S.A. onde desempenhou funções de Direção de Obras, Direção Delegação da Madeira, Direção de Compras, Direção de Produção e a Direção Técnica de vários empreendimentos dos quais se destacam a Casa da Música no Porto.
Atualmente é acionista da Vortal SA, empresário e diretor de várias empresas, das quais se destacam a  WeWoW, Lda, empresa criada para lançar projetos na área da inovação, a Bestsupplier  que tem como objetivo a qualificação e avaliação de fornecedores, a   Ideia Capita SGPS, sociedade de capital de risco e a Jambala, Lda, empresa que se dedica á  gestão de restauração.
 
Rui Souto
 
Advogado na sociedade de Advogados Pedro Raposo & Associados, Membro fundador e actual membro da Direcção da Câmara do Comércio e Indústria Indonésia Portugal (CCIIP), Assessor Jurídico do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, LL.M pela Universidade de Londres (Corporate and Securities Law);
Membro do “European Corporate Governance Institute", Membro da “American Society of International Law”, Colaborador, durante os anos de 2012 e 2013, do Estudo “Doing Business in Portugal” promovido pelo World Bank e IFC;
 
Carlos Oliveira
 
Carlos Oliveira viveu 11 na África do Sul, onde se licenciou com dupla distinção, tirou mestrado, foi Presidente do Jovens Empresários. Trabalhou no Development Bank of Southern Africa e na MLH & partners e teve empresa própria. Já em Portugal, enquanto deputado eleito pelo círculo eleitoral Fora da Europa, antes das primeiras eleições livres na África do Sul, organizei um encontro/jantar histórico em Joanesburgo entre o Nelson Mandela e a Comunidade Portuguesa.
 
Sérgio Almeida
 
É Vice-Presidente e co-fundador da ICU - International Coaching University e  Fundador e CEO da Powercoaching Internacional (Portugal, Angola, Brasil), Diretor do Porsche Club de Portugal, escreve no Semanário Vida Económica, sendo especialista reconhecido em “Felicidade nas Organizações”. Formado em Engenharia Mecânica pela F.E.U.P.- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi Presidente da Associação de Estudantes da E.S.Arouca, Vice-Presidente da  AECA - Associação Empresarial de Arouca, Director do CEDV - Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga e fundador e ainda co-fundador e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Coaching. Atualmente Presidente do Rotary Club de Arouca.
 
PAINEL IV – ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS
 
Jõao Barros
 
João Barros is an Associate Professor of Electrical and Computer Engineering at the University of Porto and Founding Director of the Institute for Telecommunications (IT) in Porto, Portugal, which counts almost 100 active members. He was a Fulbright scholar at Cornell University and has been a Visiting Professor with the Massachusetts Institute of Technology (MIT) since 2008. He also teaches at the Porto Business School and co-founded two recent startups, Streambolico and Veniam, commercializing wireless video and vehicular communication technologies, respectively. Between 2009 and 2012, Dr. Barros served as National Director of the Carnegie Mellon Portugal Program, a five-year international partnership funded by the Portuguese Foundation of Science and Technology, with a total budget of 56M Euros. In recent years, João Barros has been Principal Investigator (PI) and Co-PI of numerous national, European and industry funded projects, co-authoring one book and 145 research papers in the fields of networking, information theory and security, with a special focus on smart city technologies, network coding, physical-layer security, sensor networks, and intelligent transportation systems. Dr. Barros has received several awards, including the 2010 IEEE Communications Society Young Researcher Award for the Europe, Middle East and Africa region, the 2011 IEEE ComSoC and Information Theory Society Joint Paper Award, the 2012 BES National Innovation Award, and a state-wide best teaching award by the Bavarian State Ministry of Sciences, Research and the Arts. Dr. Barros is frequently invited as an expert speaker by international organizations such as the European Commission, OECD, ITU, EuroDIG and IEEE. He also works as an independent consultant for various organizations and projects. Dr. Barros is fluent in Portuguese, German, English, French and Spanish. He received his undergraduate education in Electrical and Computer Engineering from the Universidade do Porto (UP), Portugal and Universitaet Karlsruhe, Germany, a performing arts degree in flute from the Music Conservatory of Porto, and the Ph.D. degree in Electrical Engineering and Information Technology from the Technische Universitaet Muenchen (TUM), Germany.
 
António Paraíso
 
MBA Executivo de Marketing pela Porto Business School , Gestión Estrategica del Universo del Lujo pelo Instituto de Empresa em Madrid, Diploma in International Trade and Distribution pela London School of Foreign Trade em Londres, Licenciatura em Assessoria de Gestão pelo ISCAP no Porto 
Frequentou vários cursos de Inovação, Vendas e Negociação 
Foi Gestor de Mercados Externos durante 18 anos, em 4 empresas e coordenou os seus processos de internacionalização.
Fluente em 5 idiomas, visitou mais de 40 países, em 4 continentes, desenvolveu atividades comerciais e negociou parcerias internacionais em quase todos eles.
É Consultor, Palestrante e Formador de Marketing, Inovação, Vendas e Internacionalização. 
Colaborou com o Fórum Mundial de Marketing e Vendas e publica regularmente na Revista Marketeer
Possui mais de 25 anos de experiência a lidar com clientes. 
 
Francisco Almada Lobo
 
Francisco Almada Lobo holds an MBA and an Electrical Engineering Degree from University of Porto. He started his career in a CIM R&D institute, and joined Siemens Semicondutores in 1997. Throughout Siemens, Infineon and Qimonda, he gained experience in several manufacturing areas having, in 2004, led the first migration of an MES system in a running high-volume facility. Between 2005 and 2009, he managed the Porto Development Center for Infineon and Qimonda, with implementation of automation projects in the group plants worldwide.
He holds an MBA from Escola de Gestão do Porto, acted as Chief Operating Officer of Critical Manufacturing, where among other areas, was responsible for the Product business unit. Since 2010 he's the company's CEO.
 
Bruno Carvalho 
 
Bruno Carvalho graduated in Computer Science from the Universidade Nova de Lisboa (1999). He earned his Master degree from Vrije Universiteit Brussels, studying at École de Mines de Nantes, France, and developing the thesis research at Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil. He served as VoIP Engineer at Marconi Suisse Télècommunication, Geneva, before joining the European Space Agency in Netherlands as Software Engineer. These space endeavours lead to a post-graduation in Space Studies at the International Space University, Vancouver (2005), and to the launch of Active Space Technologies (AST) in 2004, a spin-off from ESA-TTP. Managing AST provided complimentary skills to his background, which was further leveraged with business courses held at Harvard Business School and Católica Lisbon Business School. Currently, Bruno manages the ramp up of new spin-offs rolling out of the R&D pipeline at AST, developing product marketing, commercialization, and distribution.